Curso: Agroecologia e Pandemia
Reflexões sobre o presente e outros futuros possíveis
Em tempos de crise sanitária, de conflitos socioambientais e supressão de direitos, territórios e culturas, uma alternativa apontada por grupos tradicionais ligados à terra e à nossa ancestralidade é o retorno às nossas origens. Nesse sentido, o alimento é o maior conector do ser humano com a natureza, elemento que nos vincula como seres integrados a um ecossistema amplo e complexo.
A pandemia da COVID-19 se instalou em grave momento econômico, político, ambiental e social e impõe uma realidade drástica e dura para a sociedade. Porém, além disso, também tem o caráter de explicitar e agravar contradições inerentes ao sistema capitalista vigente, levantando questões sobre a saúde pública, o meio ambiente, a economia política, entre outras. A Agroecologia é uma junção de ciências, técnicas e práticas que convergem para uma produção menos impactante ao meio ambiente e mais significativa para quem produz que, em sua interdisciplinaridade, promove discussão de temas que transitam por todas essas questões.
Dessa forma, propõe-se uma reflexão a respeito das relações entre Agroecologia e pandemia, a partir dos campos da ciência, dos movimentos sociais, dos saberes tradicionais e da produção de alimentos, que podem contribuir para superação da realidade pandêmica em uma perspectiva de resistência e transformação social, além de propor um novo paradigma produtivo.
O curso: rodas de conversa e oficinas
Datas: 26/11, 03/12 e 10/12 – de 19h30 às 21h;
Local: Encontros ao vivo e oficinas disponibilizadas no canal do SoFiA no Youtube;
Carga horária total: 10 horas;
Encontros temáticos (clique nos temas para ter acesso às rodas de conversa e oficinas):
2. Território, Ancestralidade e Práticas Agroecológicas
Observação: o curso possui certificação de 10 horas para aqueles (as) que acompanharem os encontros online e estiverem previamente inscritos (inscrições encerradas).
Deixe um Comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.